quinta-feira, 20 de julho de 2017

O Barroco

Resultado de imagem para davi e golias caravaggioAs aulas de história nunca foram tão importantes para entender um movimento literário quanto neste momento. Vou tentar resumir:
A Igreja Católica toda poderosa do período medieval vinha perdendo poder ao longo de séculos de intenso processo científico e racionalizador conhecido como Renascimento, esta visão de mundo trouxe novas perspectivas (não à toa uma das grandes marcas das pinturas desse período ser a profundidade visual, isto é, o fundo não é mais chapado, claramente notado na Mona Lisa de Da Vinci), estas perspectivas tiveram muito a ver com o fato de a igreja proibir o lucro e controlar as pesquisas científicas (vale lembrar que foi no seio da Igreja Católica que surgiram as universidades como as compreendemos hoje).
Em suma, o Renascimento modernizava as relações humanas e cobrava o preço ao catolicismo: ou a Igreja mudava ou perdia poder. Aconteceu ambos.
No século XVI houve a consolidação das conquistas científicas, culturais, sociais e humanas do Renascimento e a tentativa do poder estabelecido, na figura da Igreja Católica, de controlar as pessoas – corpos e mentes, com o fim de continuar mantendo-se no controle.
O conflito entre esta visão racional de homem renascentista com a reacionária da igreja forma o caldo de cultura traduzido em um sentimento desesperador de inadequação ao mundo.
Este homem que sabe que a terra não é plana ou achatada, mas que não sabe como se portar ante esta nova informação porque se continuar confirmando a ciência será condenado ao inferno.
Se não o inferno espiritual o real, pois a Inquisição perseguia os que repetissem tais heresias, como o fato de o Sol ser o centro do sistema solar, a Terra girar em torno dele, nosso minúsculo planeta ser apenas um entre tantos outros astros, a própria impressão da Bíblia numa tentativa involuntária de tentar popularizar a leitura – sim, o livro, no formato como o concebemos, foi impresso por Gutenberg em 1455 inaugurando um novo momento na história humana. Enfim, o inferno na fogueira era bem real aos que se opunham aos caminhos da igreja.
Resultado de imagem para paixão de cristo mel gibson
Assim, é compreensível um pensamento exterior e outro interior, como o fato de as pessoas terem de se comportar de maneira a serem aceitas pela sociedade que as vigiava tendo de reprimir seus desejos mais recônditos. Não como ocorre hoje em que convivemos muito bem com nossas neuras: dentro da igreja crentes de nossa fé pela manhã e nos embriagando com drogas lícitas e ilícitas ao cair da tarde.
O homem do barroco acreditava mesmo no inferno e nutria do fundo do coração a sensação de que perdia seu tempo tentando fugir deste destino, enquanto uma esperança ainda o alcançava, orações eram feitas, a vaidade, a luxúria, a gula, tudo o que atrapalhava o caminho à redenção era condenado numa tentativa de buscar o paraíso. E quanto mais próximo disto mais ciente do quão difícil, porque para aceitar as palavras da bíblia tinha que renegar a realidade que o cercava: inventos, descobertas, ciência.
Imaginem buscar o paraíso bíblico no Brasil de 1600, um lugar cheio de pessoas andando peladas de um lado a outro, buscar catequizá-las é um caminho, mas não pensem vocês que os padres jesuítas que vinham ao território brasileiro com esta função eram santos. Nem eles nem os demais degredados que ajudaram a formar nosso povo brasileiro. A mistura entre índios (tenho de chamar de indígena hoje porque tem muita gente chata por aí), pois bem, a mistura entre indígenas e portugueses não ocorreu sem nenhum remorso. E é por aí que temos que entender o barroco, como um grande remorso.
Resultado de imagem para pérola baroque
Pérolas Baroques
Os artistas dessa época retratam este sentimento de forma a transparecer essa ressaca moral, tipo quando nos divertimos muito à noite e passamos do ponto. Na manhã seguinte bate aquela bad. Ou seja, o barroco foi o século da bad.
Encare isto de forma bem objetiva. Você já deve ter se perguntado de onde veio o gosto por retratar tanta imagem de sofrimento, como o Cristo Crucificado. Não me ocorre a mente de forma espontânea uma escultura, quadro, afresco renascentista com a imagem de Jesus sangrando na cruz. Este gosto pelos aspectos mórbidos da Bíblia veio com o barroco.
Ocorreu no século XVI a cisão da Igreja, ou antes, a consciência de que o importante não era a igreja, mas a fé. E que uma obra sem fé não é válida. É preciso ler a bíblia, acreditar em Jesus Cristo. Crenças de uma nova religião, a Protestante, formada pelos insatisfeitos com o Status Quo católico. Afinal, era necessária uma religião mais moderna, adaptada ao novo momento, que exigia aceitação do lucro e não cobrasse por indulgências, métodos mais amenos de alcançar o paraíso, alternativas, enfim, perspectivas. Esses pensamentos formam até hoje a base da maioria das religiões evangélicas.
Basta notar como o sucesso financeiro é celebrado dentro e fora destes templos: a fila de automóveis na porta da igreja, mesmo a distância entre o templo e a casa do fiel ser de dois ou três quarteirões, todos indo ao culto com a melhor roupa: terno, gravata, cabelo feito, barba asseada, a imponência do Templo de Salomão em São Paulo, por outro lado o valor dado dentro da cultura católica ao sofredor, que ganha status de santo conforme se aproxima mais e mais sofrimento, as penitências, cruzar a passarela de Aparecida de joelhos, levar uma cruz a Juazeiro do Norte aos pés do padinho Padre Cícero. O próprio ato eucarístico representando em cada missa os momentos finais de Jesus.
Resultado de imagem para padre cícero
Nenhum julgamento de valor, apenas observação da realidade.
Nas igrejas católicas as imagens sangram: São Sebastião atingido por flechas, Jesus com pregos nas palmas das mãos, o Martírio da Virgem Maria. Vou além. O Barroco é a Igreja Católica relembrando que a vida é curta e Deus é justo. Sendo Deus justo e as pessoas pecadoras o fim é o inferno e as imagens mostram claramente várias formas de sofrimento, porque o foco aqui não é em Davi apedrejando Golias, o que já seria uma imagem forte, seguindo na leitura do livro bíblico de Samuel descobrimos que após acertar a pedra em sua cabeça, Davi toma de uma espada e degola o gigante: o quadro barroco mostra a cabeça de Golias nas mãos de Davi. Também a de João Batista entregue numa bandeja a pedido de Salomé. Imagens atingidas por espadas no coração como a da Virgem Maria.
A mudança temática e de cores é palpável.
Coitados os que se afastem da Igreja, eis o Barroco anunciando a que veio.
Eu tive formação católica e lembro-me bem do medo que sentia ao me aproximar de certas estátuas sempre cobertas de muito sangue.
Lembro-me que fomos uma vez, eu com minha família, a uma igreja maior e nela havia uma estátua de Cristo, um corpo num caixão de vidro. Assemelhava-se mesmo a um corpo real o que atrapalhou meu sono por semanas. Acho que era essa a experiência desejada ao compor estátuas e quadros tão mórbidos.
Resultado de imagem para conflito barrocoMas voltando ao homem dos seiscentos: ele não escolhia entre um caminho e outro. Queria todas as glórias do céu, porque jamais duvidou da existência de Deus (isso é coisa de três séculos à frente), e quer também os benefícios da carne. Daí os professores de História, Arte e Literatura do mundo inteiro definirem o Barroco como a arte do conflito: carne/espírito, bem/mal, céu/inferno, claro/escuro, pecar/perdoar, Palmeiras/Corinthians...
E o homem do Barroco não escolhe. Daí o conflito.
Fica, não no meio do caminho, mas com ambos. E tendo ambos perde o melhor dos dois mundos: não se satisfaz totalmente nos prazeres da carne e não recebe as graças do Sagrado.
O nome Barroco não vem da palavra barro, tem sua etimologia numa pedra de nome baroque que tem um formato impreciso, deformado; ao mesmo tempo bela e feia. Com uma natureza impossível de se adaptar, mas ainda assim uma pérola. É feia, mas é linda. Contraditória, totalmente barroca.
Num momento tão voltado à religiosidade, natural um dos maiores escritores ser justamente um padre, o Padre Antônio Vieira. Típico homem de seu tempo expulso de todo lugar que habitava por sua verve crítica. Dono de sermões geniais que valem a pena serem lidos.
Recomendo mesmo sem nenhum apelo a religiosidade do leitor. Padre Vieira escreve de forma a convencer, doutrinar, ensinar. E se muitas notas zero aparecem nas redações do ENEM, e se muitos professores também não sabem ensinar a seus alunos a batida estrutura de um texto de convencimento é porque escritores como Vieira são relegados aos espaços obscuros do conteúdo escolar. Leia ao menos o sermão da Sexagésima! Esplendoroso.
O Vieira vem de uma linha de textos barrocos conhecida como conceptista que grosso modo significa pegar um conceito e explicá-lo, deixando claro a todos até que não haja dúvidas. A outra linha predominante é chamada de gongorismo ou cultismo, que também grosso modo significa encher o texto de uma linguagem acessória, formal, labiríntica, repleta de inversões, rebuscada a ponto de todo o conteúdo poder se resumir a um verso, não raro menos. Seria como o aluno que não sabe o conteúdo, mas precisa escrever trinta linhas.
Resultado de imagem para quadro barroco
O maior expoente do gongorismo brasileiro é um poeta conhecido como o Boca do Inferno – Gregório de Matos. Isso porque escrevia e falava mal de tudo e todos. Notável como muito deste poeta chegou até os dias de hoje num país em que os livros eram proibidos e a leitura quase que vista como um mal a ser extirpado.
Neste contexto, muito do que se atribui ao Boca do Inferno pode nem ter sido escrito por ele, visto que seus textos eram espalhados pelos bares e igrejas que frequentava, aqueles com mais frequência que estes.
Gregório de Matos é um típico escritor politicamente incorreto para os dias de hoje. Mostra muito da alma do povo brasileiro. A inveja que sentia ao ver mulatos em cargos de comando e ele, “branco” e de “família”, tendo de viver quase na miséria. O ódio pela cidade da Bahia, o desprezo pelos cônegos e freiras claramente hipócritas, a sensualidade reprimida, o retrato de um período com a propriedade de quem sabia perceber com acuidade e tinha os atributos artísticos para escrever bem e falar mal.
Resultado de imagem para papa antigoSempre que ensinei o Barroco na escola a aula beirava um curso de catecismo, visto que muitos dos meus alunos, apesar de se dizerem religiosos, quer dizer, pertencerem a uma religião, conheciam e conhecem bem pouco das doutrinas de suas crenças.
Como o fato de porque não ser católico cremar os mortos, a diferença entre o batismo para um evangélico e um católico, o que é o sexo para cada uma dessas religiões, no que acredita um judeu (visto a maioria dos brasileiros serem cristãos), qual o papel do Papa atualmente e qual a diferença deste papel para o exercido secularmente?
Estudar o Barroco é um momento privilegiado para isto. Mas acredito que se apegar aos textos é sempre mais importante.
Gosto de um poema religioso em que Gregório de Matos tenta enganar a Deus dizendo que em Sua palavra está dito que o Reino dos Céus se perderá por um único pecador. Portanto perdoá-lo é salvar o Reino dos Céus. Escrito de forma gongórica, é claro, e excelente.
PEQUEI, SENHOR....
Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,
de vossa alta clemência me despido;
porque quanto mais tenho delinquido,
vos tenho a perdoar mais empenhado.

Se basta a vos irar tanto um pecado,
a abrandar-vos sobeja um só gemido:
que a mesma culpa, que vos há ofendido, 
vos tem para o perdão lisonjeado.

Se uma ovelha perdida e já cobrada,
glória tal e prazer tão repentino
vos deu, como afirmais na sacra história,

eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
cobrai-a; e não queirais, pastor divino,
perder na vossa ovelha a vossa glória.
Gregório de Matos

No mais é uma viagem no tempo a um período que deixou marcas indeléveis em nosso inconsciente coletivo e que continuam vivas nas igrejas barrocas ou não, em toda cultura ocidental.
Também em filmes que indico a assistirem, cito estes dois “A paixão de Cristo”  claramente barroco, com sua ênfase nos aspectos mais sangrentos e dolorosos da morte de Jesus e “Seven, os sete crimes capitais” que conta a história de um serial killer que se arvora a juiz e carrasco daqueles que em sua ótica vivem com o objetivo de satisfazerem seus desejos e paixões vistas como nocivas à sociedade. Narrativas que não explicam o movimento, mas que deixam clara sua influência ou ênfase.
Resultado de imagem para ouro pretoRecomendo também uma viagem pelos sites dos melhores museus do mundo. Você se surpreenderá com a quantidade de obra barroca retratando o que parece ser um verdadeiro festival de decapitações de santos bíblicos, impossível ver a Bíblia com os mesmos olhos.

Também uma visita ás cidades históricas mineiras: Ouro preto, mariana, Diamantina. Lá o Barroco é temperado ouro e com muitas esculturas do escultor Aleijadinho. Neste caso um barroco um pouco atrasado já que outra estética se avizinhava no 1700.  Fartos do excesso de sangue e sofrimento os poetas do século XVIII pediam flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário