sexta-feira, 26 de abril de 2013

A lei da meia entrada - professores, estudantes e idosos perdendo direitos


             O que é:

              Há o projeto de lei para "organizar" a meia entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos.
              Segundo esta lei haverá uma cota de 40% dos lugares disponíveis, que serão divididos por todos os que fazem uso desse direito: estudantes, jovens carentes (entre 15 e 29 anos), idosos e deficientes físicos.
               Também regulamenta que apenas as entidades "oficiais" poderão emitir as carteirinhas. São elas: UNE, UBES e ANPG.
                Problemas:
                 -se você entrar numa faculdade não poderá mais utilizar a carteirinha do seu curso, terá que pagar 20 reais para uma das instituições acima, e no ano seguinte renovar a carteirinha, no ano seguinte a mesma coisa;
                 -se você é aluno de escola pública, não poderá mais utilizar o RG escolar, nem documento oficial emitido pela escola, terá que pagar 20 reais para a UBES, e no ano seguinte renová-la, e no outro, no outro, no outro;
                  -os professores estão excluídos da discussão porque as leis que garantem a meia entrada para os docentes são estaduais. Mas com certeza será um direito perdido, porque todos sabem que as leis federais sobressaem-se às leis estaduais. Não haverá carteirinha da UNE, UBES ou ANPG para professores;
               

              Problema maior ainda:
              As instituições que emitirão as carteirinhas não estão representando os estudantes neste debate, que não está sendo feito. Ninguém perguntou o que os estudantes pensam sobre o assunto, perguntaram pra  UNE, UBES e ANPG se eles querem ganhar dinheiro e, é claro, eles querem. E muito. Imaginam todos os estudantes tendo que fazer as carteirinhas pagando vinte reais cada um. Imagine um milhão, dois milhões, dez milhões de carteirinhas a vinte reais cada uma!!!
               Por que será que estas instituições estão bem quietinhas no canto delas?
           


             Problema ainda maior:

             Dizem que o preço dos ingresso é alto por conta do grande número de meia entrada. O que é uma mentira deslavada.
             O preço do cinema e dos shows é alto porque em cada esquina há DVDs e CDs piratas. 
              Estão pondo a culpa da extorsão dos autos preços na carteirinha, mas a questão é que a culpa é muito mais complexa e envolve download ilegal, contrabando e muito mais.
              Vão exterminar com a meia entrada, os preços não vão diminuir e vão agir como se nada houvesse acontecido.
               Sem contar o fato de muitos produtos culturais terem financiamento governamental.
               Em suma:
               Agora que pobre faz faculdade e paga meia no cinema, show e teatro, querem limitar este direito, sem contar os professores que perdem esta porta de acesso a eventos culturais.


               POR QUE NINGUÉM ESTÁ FALANDO NADA A RESPEITO? EM PAÍSES "DESENVOLVIDOS" COISAS MENOS IMPORTANTES QUE ISSO CAUSARIAM PANELAÇO, PASSEATAS, PROTESTOS E AFINS.
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário