quinta-feira, 11 de abril de 2013

Anos 50 - a era do nascimento do rock

Indo um pouco mais fundo descobrimos a expressão pós-guerra que significa o período posterior à Segunda Guerra Mundial, os anos 50 são "a" década do pós guerra.
Foi pra lá que o Marty McFly viajou no tempo pra impedir que seu pai visse sua mãe trocando de roupa e acabou fazendo sua futura progenitora se apaixonar por ele próprio.
Em 1957 Jack Kerouac escreveu o livro "On the road" influenciando toda uma geração a questionar os valores pré-estabelecidos e querer sair de casa vivendo experiências malucas que envolviam sexo, drogas e "Jazz": embrião do movimento rock.
A mãe deste escritor/blogueiro também nasceu em 1957 influenciando toda a criação deste texto, deste blog e do tempo que você está gastando agora lendo sobre os anos 50.


Nesta década começou a pesca comercial da lagosta no Brasil, mas o povo daqui não ficou sabendo, muitos não tinham nem arroz no prato. 
O lado bom? Não havia Rede Globo. O lado ruim? Havia os "Diários Associados".
Na terra brasilis o povo estava interessado era em futebol. Mas levaram um sapeco no Maracanã que foi calado no evento conhecido até hoje como maracanaço.
Em 1958 conseguimos a nossa primeira copa. Falei conseguimos? Foi o que pensamos, na esteira do sucesso de Pelé, o mais jovem jogador a vencer uma copa do mundo e também no embalo da construção de Brasília.
A capital do Brasil mudou para o Planalto Central em 1960, mas passamos a segunda metade da década nos sentido o maior país do mundo, com apoio às indústrias automotivas, criação da bossa nova e cinquenta anos em cinco.
Mas o povão, isto é, a maior parte da população, não estava nem aí pra Tom e Vinícius, estavam mais interessados em endeusar o presidente JK (o presidente Bossa nova), ainda estávamos sob o efeito do choque do suicídio de Getúlio Vargas em agosto de 1954. Carentes de um herói.
Ficheiro:Braun HF 1.jpgAs informações sobre o ocorrido nos campos de concentração nazistas chegavam a cada dia através de sobreviventes, noticiários. Dando popularidade ao termo holocausto. (Sim meu queridos, as informações a respeito demoravam muito pra chegar por estas bandas, quase dez anos depois do fim da guerra ainda havia novidades do front).


Mas Elvis estourava nas paradas de sucesso e emudecia os pais enquanto umedecia as filhas. (Trocadilho horroroso...).
Little Richard cantava tutti-frutti.
Jerry Lee Lewis the great balls of fire...
Ernest Hemingway tornou público o clássico "O velho e o mar" maravilhosa narrativa a respeito da vontade estoica.
Alguns anos depois o mesmo Hemingway vai morar no país que fez a revolução socialista nas Américas e lá comete suicídio com um tiro de espingarda na boca. (Nada muito estoico).
O cinema tem filmes maravilhosos como "Crepúsculos dos Deuses", "Sindicato de ladrões", "Quanto mais quente melhor", "Cantando na chuva", "Acossado", "Rastros de ódio" e muito mais.
Sem falar em James Dean com a "Juventude transviada". E a arrasadora Marilyn Monroe sendo o delicioso pecado morando ao lado.
Alguns desses filmes só passaram nos cinemas brasileiros dez anos depois. Alguns apenas em VHS nos anos 90.
A televisão chegou ao Brasil em 1951 via Diários Associados, a finada TV Tupi.
Foi em 1950 que B. B. King batizou dua guitarra de Lucille.
É a década da primeira reunião da ONU, uma ideia maravilhosa que nunca foi posta em prática realmente.
Dos cacos da II Guerra Mundial surgem a Guerra da Coreia e a do Vietnam, ambas com a participação estadunidense.
O samba canção era soberano nas rádios brasileiras, mas nem todo mundo tinha rádio.
As Olimpíadas aconteceram em 1952 em Helsinque e em 1956 em Melbourne e apenas quatro brasileiros voltaram das duas olimpíadas com medalha.
Foi a última década da música antiga no Brasil que se renovou nos anos 60 com os tropicalistas influenciados pelo rock, pelo impulso da entrada dos artigos de consumo norte-americanos. País que se tornava a principal grande potência mundial, mesmo tendo a guerra fria com a União Soviética; os estadunidenses foram os grandes vitoriosos das Guerras Mundiais, assim o grande credor, sendo o devedor toda a Europa.
Tudo sob a sombra de bombas atômicas que perigavam cair e nunca caíram, pelo menos até agora.
Lembrando que as bombas atômicas que. de fato atingiram pessoas, foram lançadas sobre o Japão pelos Estados Unidos, num ponto da guerra em que se esperava apenas a rendição dos derrotados. Isto é, foi na década de 50 que a propaganda trabalhou de maneira mais incisiva pra esconder algumas verdades, publicar outras, divulgar um país maravilhoso, repetindo milhões de vezes as mentiras tornando-as verdades, assim como o ministro de propaganda nazista ensinou e o governo americano desenvolveu.
Em 1955 Rosa Parks, jovem negra americana, recusou-se a levantar e dar seu lugar a brancos num ônibus e de forma pacífica revolucionou o tratamento dado aos negros nos Estados Unidos e daí ao mundo.
Muito mais que qualquer um de nós já fez em toda a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário