Há muitos anos trabalho com estudantes da Rede Estadual de São Paulo, quase sempre com alunos do Ensino Médio e quando os vejo se aproximando do fim deste ciclo, em muitos percebo a preocupação com os resultados que obterão no Exame Nacional do Ensino Médio – o ENEM.
Como sou professor de língua portuguesa, a redação se torna
constante tema de aulas e conversas e muito escuto sobre a tal nota mil que
“alguém conseguiu, foi um amigo do amigo de um amigo”, ou mesmo “um canal que
vi na internet e dá dicas muito boas, você precisa conhecer, professor”.
Sempre estar aberto a todas as
fontes de informação já é uma dica, inclusive de quem passou pela experiência
do ENEM e conseguiu a nota máxima, mas como opinião pessoal, ao me debruçar
sobre os números, os constantes resultados do exame, ano após ano devo alertar
ao vestibulando que é muito mais fácil escorregar e tirar zero que conseguir a
nota máxima.
Portanto, mais do que buscar a perfeição, e ela tem que ser
buscada, o estudante deve exercitar a leitura, a reescrita e a busca por
repertório cultural.
Alunos da Rede Estadual Paulista conquistaram notas
superiores a 950, mesmo em meio à pandemia. Estão de parabéns. Conquistar estas
notas não são fruto do acaso, mas do resultado de um trabalho contínuo, fruto de
muito esforço e dedicação.
Eis algumas dicas que ajudarão a melhorar a sua nota na
redação do ENEM:
·
O ENEM pede o texto
dissertativo argumentativo. É importante aprender a estrutura: tese,
argumentos, proposta de intervenção;
·
Leia redações dos anos
anteriores que conseguiram a nota máxima. Reescreva-as, percebendo o tamanho do
texto em uma folha de caderno. O mais importante não é o tamanho, mas o
conteúdo, é importante entender que a redação deverá ser um texto de fôlego e
com certa profundidade, isto não se dá em meia dúzia de linhas;
·
Ao ler a proposta,
busque compreender objetivamente o que se pede. Muita atenção: a proposta não é
apenas o seu título, mas todos os textos motivadores preparados para o seu
desenvolvimento;
·
Se posicione claramente
frente ao tema, não fuja do assunto;
·
Use conectivos entre os
períodos e interconectando os parágrafos (porém, contudo, desta forma, deste
modo, assim, entretanto, no entanto, são alguns exemplos);
·
Os argumentos têm que
sustentar a sua opinião (a sua tese), portanto devem servir de suporte para
convencer o leitor de que a sua opinião é válida. Exemplos da vida pessoal
nunca são uma boa ideia, dê preferência a pesquisas, escritores, autoridades
ligadas ao assunto, exemplos de causa e consequência;
·
Muita leitura é importante
neste ponto. Ter um repertório cultural que ajude a argumentar
independentemente do tema é muito mais válido que decorar citações e tentar
encaixá-las transformando seu texto numa espécie de colcha de retalhos.
Funcionou com alguém uma vez? Pode ser. Funciona na maioria das vezes, não
mesmo;
·
Um dos critérios de
avaliação da redação do ENEM é a proposta de intervenção. Evite ser vago,
busque objetividade na proposta, assim como em todo o texto, mas neste ponto
procure explicar como, quem, o quê, de que forma a sua intervenção se
desenvolveria se aplicada ao problema levantado no exame;
·
Ler bastante e bons
livros ajuda não apenas a adquirir repertório, mas também a evitar escrever as
palavras incorretamente. Os erros ortográficos retiram muitos pontos. Ler os
clássicos da literatura também colaboram com isso.
·
Escrever não é um ato
puramente intelectual, é quase uma atividade braçal, você precisa escrever,
escrever, escrever e escrever. Estudar muito e ir além. Ofereça seus textos
para que outras pessoas leiam: seu professor, família, colegas de turma, num
blog, por exemplo. Perceba que a preocupação com o ponto de vista dos leitores
o auxiliarão a buscar melhorias. Crie uma rede de leitores, lendo você também
as redações dos seus amigos, debatam os temas e os pontos de vista uns dos
outros. Escrevendo tanto, no momento da prova oficial o seu texto será apenas
mais um dos tantos que já escreveu. Será muito mais tranquilo, não totalmente
simples, porém você saberá no fundo do coração que fez o bom trabalho e que sua
nota será o resultado de um processo que começou com leitura, apropriação do
gênero, escritas, reescrita, além é claro, muito aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário