domingo, 24 de fevereiro de 2013

Fatos, Fidel e Facebook

            
            Fato: discordo da blogueira cubana Yoani Sánchez.
          Fato: ela deveria ter o direito de falar o que quisesse, no lugar que quisesse. Principalmente em seu próprio país e no Brasil onde a liberdade de expressão é garantida por lei.
          Fato: Cuba tem avanços sociais inquestionáveis e é muito melhor viver lá que em muitos lugares do Brasil, como 90% do Nordeste e áreas violentas de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis.
          Fato: em Cuba não tem democracia, mas também não tem o terrorismo de gastar bilhões de verbas públicas na construção de estádios de futebol, com a desculpa de fomentar desenvolvimento econômico.
          Fato: Yoani Sánchez não é funcionária da CIA, ela não tem nem todos os dentes da frente na boca, alguém aqui acredita mesmo nisso?
          Fato: há uma cambada de pseudo intelectual que perdeu o bonde da história e ainda acredita em anos 60, power flower, rock'n roll movement, viúvas do Che... (vai todo mundo comer mingau de Neston ao final do dia).
          Fato: a direita é uma merda, um bando de intelectueba conservador.
          Fato: a esquerda "está" uma merda, um  bando de perdidos, sem ação. Quando agem viram direita.
          Fato: tem gente que quer aparecer na rede Globo e contar para os filhos que protestaram e lutaram quando eram jovens. Fazem isso dentro do Conjunto Nacional na Avenida Paulista contra a desdentada blogueira Yoani Sánchez quando poderiam ir ao Nordeste do Brasil trabalhar com educação e cultivar consciências, para que ninguém mais vote em Sarneys, Collors e Renans. Ou mesmo em qualquer periferia de qualquer cidade do Brasil.
          Fato: é mais fácil gritar contra a blogueira na frente da câmera da globo que lutar de verdade, participar de movimentos sociais, fomentar o pensamento, montar grupos de estudo e ação.
          Fato: Fidel Castro e Raul Castro não são os mesmos da revolução. Nem o Lula o mesmo do tempo do ABC. Nem o Dirceu, nem o Genoíno, nem eu, nem você, nem o Brasil, nem o mundo.
          Fato: assinar abaixo assinado no Facebook não vai mudar nada. Só ajuda a limpar a consciência.
          Fato: democracia não é nenhuma maravilha, preferia viver sem voto, mas com justiça social.
          Fato: sem o embargo estadunidense Cuba seria outra coisa, é terrorismo de Estado, mas os americanos não são apenas a polícia do mundo, são a consciência coletiva, a monocultura, as explosões, a mídia.
          Fato: a liberdade de expressão é um direito burguês, mas todo mundo gosta de ter, deve ter, inclusive pra quem não pensa como a gente. Falar o que se quer tem como prerrogativa ser obrigado a ouvir o que não se quer.
          Fato: enquanto a maioria usa a internet pra autopromoção, a blogueira Yoani Sánchez utiliza por uma causa, mesmo que discordemos, é mais do que qualquer um que eu conheça já fez.
          Fato: ela é paga por jornais internacionais. Ótimo, queria eu ser pago pra escrever um texto e ainda mobilizar tanto idiota de outro país a sair de casa pensando que vai, de alguma forma, derrubar o sistema capitalista calçando nike, bebendo coca, comendo big mac, navegando no Facebook, gritando a favor do socialismo em Cuba e nada pelo Brasil. 

7 comentários:

  1. fato, fato, fato, fato o facto meu amigo mauro que segundo o dicionário priberam da lingua portuguesa sifinifica: origem duvidosa, mas tudo que voce postou nesse texto é de FACTO: coisa realizada, acontecimento, assunto, sucesso... tem muita gente que se preocupa com essa blogueira de esqueçe o que acontece aqui dentro do
    brasil...Parabéns por mais esse texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vinícius. Facto ou fato o fato é que fatos acontecem.. sei lá mil coisa...

      Excluir
  2. Fato: o mundo está cheio de idiotas que acreditam que a história acabou!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, a revolução não será televisionada.
      O Pedro Bial não vai fazer o discurso de eliminação da direita, Fafá de Belém não vai cantar o hino nacional ao final do dia...

      Excluir
  3. Mauro, disso eu não tenho dúvidas, portanto, pare de fazer auto-psicanálise na frente do computador, pegue suas armas (não é uma metáfora; estou falando de armas de verdade) e vamos fazer a revolução... é na rua mesmo, e sem internet móvel. O discurso de eliminação da direita será feito por mim e o hino nacional, ops... o Hino "A Internacional Socialista" será entoado a plenos pulmões por todo o povo que finalmente tomará o poder e dará dignidade a toda classe trabalhadora deste nosso mundo...
    Bem unidos façamos
    Nessa luta final!
    Uma terra sem amos
    A Internacional!

    Saudações Socialistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu deus o meu compadre se tornou um veradeiro subversivo!!!! so me chame quando voces forem fazer aquela desapropriação no banco do Brasil ok?

      Excluir
  4. Eu moro no seu coração e não pago aluguel... kkkkkk

    ResponderExcluir