quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Romantismo - Ouça o podcast no link



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Quando assistia às aulas sobre Romantismo no antigo Segundo Grau ficava um tanto confuso com as professoras explicando o movimento literário de José de Alencar, Casimiro de Abreu, Gonçalves Dias e outros tantos escritores, poetas artistas que ajudaram a compor um cenário marcante da história da escrita nacional. Mas vamos com calma...
                Concordo com o exposto acima (estes escritores ajudaram mesmo a compor o cenário da escrita nacional), mas a abordagem, esta sim, estava um tanto equivocada.
Lembro-me das professoras apaixonadas cantando de cor os poemas de Álvares de Azevedo morrendo por amor e achava tudo aquilo muito ridículo.
Fui a fundo na leitura desses autores todos e nem precisei tanto, no próprio livro “Lira dos vinte anos” de Azevedo em sua segunda parte o próprio poeta satiriza seu comportamento excessivamente, como direi..., romântico. No poema “É ela, é ela, é ela”, por exemplo. Vale a pena dar uma lida.
E como é este comportamento?
                Pois bem. Você é romântico? Romântica? Gostaria de alguém assim ao seu lado?
                Imagine uma pessoa que morre por você, vive por você, manda flores, poemas, doces...  
                Esta figura o telefona diuturnamente e no meio da manhã você escuta um carro de som gritando seu nome “SÔNIA!!! SAIA SÔNIA!!!”  Ao fundo tocando Celine Dion no último volume acordando os vizinhos, sem você saber onde pôr a cara.
                Aí termina. Não tem mais relacionamento. Mas o seu namorado romântico não entende. Ele morreria por você. Ele mataria por você. Se não é para ficar com ele então não ficará com mais ninguém.
Muito perigoso, porque na vida real isso acontece, pessoas românticas matam, pessoas românticas morrem e, não sei qual a informação que você tem a respeito, mas o nome disso é crime passional, assassinato, suicídio, e não é uma coisa bonitinha.
                O romantismo é basicamente a estética da paixão. Paixão pela pátria, paixão por si, pela pessoa amada, por uma causa.
                A própria palavra paixão tem uma origem pouco afeita ao amor. O Romantismo não tem muito a ver com coraçõezinhos e beijo na boca. Na verdade, o romântico não se interessa muito por beijos. Mas estou sendo pouco didático, deixa eu ser mais claro:
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                Pesquisando a palavra “paixão” se percebe que sua origem vem da palavra grega “pathos”, que deu origem à palavra paixão, mas também à “patologia”, isto é, enfermidade, doença. Estar apaixonado é estar, de certa forma, doente. E você sabe disso, no período pascoal usa-se o termo “Paixão de Cristo” para se referir ao martírio infringido a Jesus.
Conclui-se que estar apaixonado é estar doente.
Conhece alguém que ao terminar um relacionamento parou de comer, deixou a barba crescer, parou de tomar banho, não queria falar com ninguém, se isolou no quarto debaixo das cobertas?
Gripe?
O romântico é o apaixonado nesse sentido, pois algo fora do normal acontece na cabeça de alguém que diz morrer e de fato morre, como nos livros e cito o maravilhoso “Amor de perdição” de Camilo Castelo Branco, ou Lucíola do já citado Alencar. A paixão que leva à morte.
Nesses enredos o que se exalta é um comportamento nada saudável. Note bem, o romântico não tem interesse na amada em questão, o que lhe interessa é o próprio sentimento, daí a professora do Segundo Grau me ensinando que o romântico é um egocêntrico.
Este comportamento tem mais a ver com o prazer que se extrai da dor que da afeição que se tem à pessoa amada. Então o desejo por amores impossíveis: a mulher casada, a prostituta, uma promessa feita no leito de morte de alguém, uma viagem, uma guerra, tudo o que impede o amor de acontecer.
Resultado de imagem para carrie a estranhaEm suma, imagine uma linha reta separando o ser amado da pessoa que a ama. O nome dessa linha é Romantismo. E neste espaço tudo o que couber de sofrimento, dor, autoflagelos, suicídio, tragédia.
Neste interim o casamento é o fim da fantasia, o beijo na boca o fim do sofrimento, o happy ending, o casal pulando juntos no abismo. Nada saudável, por certo.
Muita gente inteligente traça diversos caminhos de origem para o movimento romântico, eu prefiro pensar que o Romantismo é uma resposta humana demasiado humana ao processo de mecanização e industrialização da mão de obra.
Vou tentar ser mais claro: não havia como um jovem do século XVI pensar em sofrimento amoroso pois estava buscando água no poço para regar as plantações, muito ocupado em não morrer de fome. Quando o descendente deste jovem, três séculos depois, foi desobrigado disso por seu pai que o enviou à escola para assumir o controle da fábrica que lhe possibilitava passar horas e horas no ócio em frente às prateleiras da biblioteca, tendo contato com escritores, sonhos, desejos e mais ócio. Sim, na minha opinião a vagabundagem deu origem ao Romantismo e não há mal nenhum nisso.
A mocinha em casa, analfabeta séculos antes, agora poderia ler e, para não ter contato com o jornal direcionado aos homens, tinham uma folha apenas para elas, o folhetim, avô das novelas mexicanas e globais.
A palavra romantismo vem de Romance, o gênero textual que se popularizou neste período. Portanto não é redundante dizer romance romântico, pois há romances realistas, naturalistas, modernistas, regionalistas...
Havia a necessidade um texto menos prolixo, acessível. A linguagem romântica é coloquial, quase informal. Aberta aos não iniciados, mesmo cheia de vocativos, pontos de exclamações. Poemas para serem declamados em alto som, recitados à noite aos pés do túmulo da mulher amada, no leito de morte de um moribundo quase morto de paixão.
O Romantismo para alguns estudiosos da filosofia é a fundação do indivíduo, quando o homem se interessa mais por ele que pelo mundo que o cerca, mais ou menos isso.
Tendo a concordar, no Romantismo os livros passam a ter trajetórias mais pessoais que a das grandes histórias da antiguidade. Não é mais a história de Vasco da Gama cruzando o Cabo das Tormentas, mas a de Simão que se apaixonou por Teresa ao primeiro olhar, não mais Dante sendo levado ao inferno guiado por Virgílio, mas o inferno pessoal de Jorge e Carolina em A Viuvinha.
Resultado de imagem para amor doentioInfernos pessoais que abundam ainda no horário nobre dos diversos canais da TV aberta no Brasil, em telonas de cinema, revistas em quadrinhos.
Chegando a este ponto é necessário separar duas ideias bem distintas. De um lado o comportamento romântico: sinônimo que superficialidade, egocentrismo, paixão doentia. E do outro o ideário romântico dos personagens: um homem que está abaixo dos deuses, mas acima dos homens comuns, de elevada ética e moral, pregador do bem e fiel à mulher amada.
Pois uma coisa é Berta: protagonista, personagem feminina do livro Til de Alencar. Outra muito diferente são as mulheres reais, alvos de comportamento passional.
O homem romântico da vida real é impulsivo, apaixonado, egocêntrico, pensa em seus sentimentos mais do que na mulher amada, como já dito aqui, se preocupa mais com a paixão que com o objeto de seu afeto, tanto que ao conseguir essa conquista perde o interesse. O romântico deseja o sofrimento.

Este Inferno de Amar
Este inferno de amar - como eu amo! -
Quem mo pôs aqui n'alma... quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é a vida - e que a vida destrói -
Como é que se veio a atear,
Quando - ai quando se há-de ela apagar?

Eu não sei, não me lembra: o passado,
A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez... - foi um sonho -
Em que paz tão serena a dormi!
Oh! que doce era aquele sonhar...
Quem me veio, ai de mim! despertar?

Só me lembra que um dia formoso
Eu passei... dava o sol tanta luz!
E os meus olhos, que vagos giravam,
Em seus olhos ardentes os pus.
Que fez ela? eu que fiz? - Não no sei;
Mas nessa hora a viver comecei...
[Almeida Garrett]

                Sofrer por amor é sinônimo de uma vida plena para o homem do Romantismo. O que minhas professoras viam com muito bons olhos eu não consigo entender com a mesma simpatia.
                Já a mulher do Romantismo tem de ser impalpável. Longe, distante. Quase morta. Quanto mais perdido o sentimento mais ardoroso o amor.

                Pálida à Luz
Pálida à luz da lâmpada sombria,
Sobre o leito de flores reclinada,
Como a lua por noite embalsamada,
Entre as nuvens do amor ela dormia!
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Era a virgem do mar, na escuma fria
Pela maré das águas embalada!
Era um anjo entre nuvens d'alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!

Era mais bela! o seio palpitando
Negros olhos as pálpebras abrindo
Formas nuas no leito resvalando

Não te rias de mim, meu anjo lindo!
Por ti - as noites eu velei chorando,
Por ti - nos sonhos morrerei sorrindo!
[Álvares de Azevedo]

                Quase um cadáver. Na verdade, o ideal seria que ela morresse de fato, assim o sofrimento seria sem fim, o amor impossibilitado completamente e o desejo por dor seria atendido na mente doentia do romântico.
                Algumas informações sobre esses poetas causam espanto, alguns dormiam em caixões, frequentavam cemitérios, saiam no meio da noite fria enrolados em lençóis molhados com o objetivo de contrair tuberculose. Mais dor, mais satisfação dos sentidos.
                Alguns personagens claramente românticos: vampiros (o Conde Drácula), lobisomens, zumbis, corcundas (o de Notredame de Paris), monstros (o de Frankenstein).
                Fagundes Varela, poeta brasileiro deste período, chegou bêbado em casa e dormiu sobre seu filho recém-nascido, matando-o. O que lhe rendeu muito remorso, sofrimento e um lindo poema chamado “Cântico do calvário”.
Álvares de Azevedo morreu tuberculoso aos vinte anos de idade.
Castro Alves também morreu jovem dando um tiro no próprio pé em um acidente de caça.
Todos esses mortos jovens quase me lembram os roqueiros Jimmy Hendrix, Kurt Cobain, Sid Vicious, Janis Joplin, Cazuza, Renato Russo, Amy Winehouse (não tão roqueira assim) e outros tantos.
Resultado de imagem para homem aranha filme octopus                Já a construção dos personagens dos romances românticos são variações do mesmo tema: homem e mulher apaixonados e algo que os impede de realizar seu amor. Ao fim casamento ou morte.
                O homem sempre o herói que luta para levar seu amor à mocinha indefesa que o espera passivamente, às vezes um pouco menos passiva, mas sempre esperando seu amado com a boa nova do casamento. Ou com as ilusões destruídas, depressiva até o suicídio.
                Morrendo de amor. Romanticamente.
                Esta mesma estrutura se percebe ainda hoje no cinema, em filmes de heróis com super poderes (mais poderosos que os homens comuns, menos poderosos que os deuses). O Peter Parker com olhos desde a infância para a sua Mary Jane, o Clark Kent e Lois Lane e apenas ela, sem nunca olhar para o lado, sem nenhum conflito moral. O herói romântico sabe o que quer, tanto O guarani e Ubirajara quanto Flash Gordon e Bruce Wayne.
                Também uma outra característica romântica muito interessante é o fato de o espaço refletir, numa narrativa, os sentimentos interiores de um personagem. Como naquela cena de “A Branca de neve e os sete anões” em que a mocinha começa a cantar com os pássaros e todo o cenário se ilumina harmonizando sua felicidade de ar bucólico, ao morder a maçã o fundo escuro, sombras, a tristeza se aproxima, morte, luto, beijo na boca, suspense, luzes, justiça feita à mocinha, final feliz com a tela iluminada.
Resultado de imagem para mariana amor de perdição                Nas cenas finais dos filmes “Homem aranha”, os da primeira trilogia, em que o herói tem que resgatar a mocinha, sempre à noite, muita tensão, isto é, o cenário externo ajuda a compor o quadro de sentimentos e dor por que passam os personagens.
                A segunda metade do filme “Titanic” por exemplo. Na primeira toda iluminada refletindo a esperança em cruzar o oceano e chegar ao novo mundo. Quando o naufrágio: frio, noite, morte.
                O Romantismo é diverso no mundo. Há um jeito alemão de ser romântico com Fausto entregando sua alma ao demônio Mefistófeles em troca do amor de sua vida, Werther e sua  propensão ao suicídio; um modo francês hugoano lutando por igualdade, liberdade e fraternidade em livros como “Os miseráveis” e no Brasil divido didaticamente em três fases: Nacionalista, Ultrarromântica e Condoreira.

-Fase Nacionalista
                Imagine o Galvão Bueno narrando os gols da seleção brasileira, mesmo levando de sete a um da Alemanha a culpa nunca é do Brasil, que é um país perfeito. Nos poemas dessa fase o que existe é uma exaltação sem par dos elementos nacionais, ou assim percebidos: os índios, a natureza, a própria malandragem brasileira (vide “Memórias de um sargento de milícias” de Manuel Antônio de Almeida).
                Isso se explica pela proximidade do Romantismo com o processo de afirmação da independência do Brasil. O maior expoente foi o talentoso poeta Gonçalves Dias, com o famosíssimo e popular “Canção do exílio” que de tão ufanista chega ser citado em nosso hino nacional.

                Canção do exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em  cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar sozinho, à noite
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
[Gonçalves Dias]

-Ultrarromantismo
                É o estereótipo do Romântico. O movimento das paixões agindo de forma absurda direcionado a um objeto feminino impossível de ser alcançado.
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                Além do óbvio exagero no uso de bebidas alcoólicas, drogas, também a busca pela automutilação não apenas metafórica.
                O maior expoente brasileiro desse período é Alvares de Azevedo, autor de dois livros, um de poesia: A Lira dos vinte anos. E outro de contos: Noite na taverna. Este segundo conta com cenas esplendorosamente românticas com assassinato e necrofilia. Exclui totalmente do imaginário de senso comum que percebe o Romantismo como um estética ligada a coisas bonitas e delicadas.

                LEMBRANÇAS DE MORRER
Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto, o poento caminheiro,
- Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro;

Como o desterro de minh’alma errante,
Onde fogo insensato a consumia:
Só levo uma saudade - é desses tempos
Que amorosa ilusão embelecia.

Só levo uma saudade - é dessas sombras
Que eu sentia velar nas noites minhas.
De ti, ó minha mãe, pobre coitada,
Que por minha tristeza te definhas!

Se uma lágrima as pálpebras me inunda,
Se um suspiro nos seios treme ainda,
É pela virgem que sonhei. que nunca
Aos lábios me encostou a face linda!

Só tu à mocidade sonhadora
Do pálido poeta deste flores.
Se viveu, foi por ti! e de esperança
De na vida gozar de teus amores.

Beijarei a verdade santa e nua,
Verei cristalizar-se o sonho amigo.
Ó minha virgem dos errantes sonhos,
Filha do céu, eu vou amar contigo!

Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
Foi poeta - sonhou - e amou na vida.
[Álvares de Azevedo]

-Fase Condoreira
                Inspirada em Victor Hugo, escritor francês autor de “Os miseráveis”, os poetas desta fase se preocupam com os problemas sociais do mundo e que sempre abundaram em nosso país.
Resultado de imagem para os miseráveis                O maior problema social do período era, obviamente, a escravidão. Mas ainda assim o caráter romântico se apresenta, por exemplo quando o autor põe sua crítica num momento muito anterior ao seu período histórico. Como descrever uma cena do navio negreiro quando não havia mais este tipo de tráfico. Seria mais real e incisiva a crítica retratando uma senzala e criticando a sociedade construída a partir de tal premissa, não o fez, era romântico.
                Ainda nesta fase o amor acontece, porém, um amor já realizado. O sofrimento acontece pela ausência da amada depois de a já ter possuído.

Navio negreiro (Exemplo de crítica atemporal)
Era um sonho dantesco... O tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho,
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar do açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...

Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras, moças... mas nuas, espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs.

E ri-se a orquestra, irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais...
Se o velho arqueja... se no chão resvala,
Ouvem-se gritos... o chicote estala.
E voam mais e mais...

Presa nos elos de uma só cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece...
Outro, que de martírios embrutece,
Cantando, geme e ri!

No entanto o capitão manda a manobra
E após, fitando o céu que se desdobra
Tão puro sobre o mar,
Diz do fumo entre os densos nevoeiros:
"Vibrai rijo o chicote, marinheiros!
Fazei-os mais dançar!..."

E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da roda fantástica a serpente
Faz doudas espirais!
Qual num sonho dantesco as sombras voam...
Gritos, ais, maldições, preces ressoam!
E ri-se Satanás!...
[Castro Alves]

Boa-noite (Exemplo de amor realizado, o eu-lírico sofre por ter de se afastar da amada após uma noite de amor)

Boa noite, Maria! Eu vou-me embora.
A lua nas janelas bate em cheio...
Boa noite, Maria! É tarde... é tarde...
Não me apertes assim contra teu seio.

Imagem relacionadaBoa noite!... E tu dizes – Boa noite.
Mas não digas assim por entre beijos...
Mas não me digas descobrindo o peito,
– Mar de amor onde vagam meus desejos.

Julieta do céu! Ouve.. a calhandra
já rumoreja o canto da matina.
Tu dizes que eu menti?... pois foi mentira...
...Quem cantou foi teu hálito, divina!

Se a estrela-d'alva os derradeiros raios
Derrama nos jardins do Capuleto,
Eu direi, me esquecendo d'alvorada:
"É noite ainda em teu cabelo preto..."

É noite ainda! Brilha na cambraia
– Desmanchado o roupão, a espádua nua –
o globo de teu peito entre os arminhos
Como entre as névoas se balouça a lua...

É noite, pois! Durmamos, Julieta!
Recende a alcova ao trescalar das flores,
Fechemos sobre nós estas cortinas...
– São as asas do arcanjo dos amores.

A frouxa luz da alabastrina lâmpada
Lambe voluptuosa os teus contornos...
Oh! Deixa-me aquecer teus pés divinos
Ao doudo afago de meus lábios mornos.

Mulher do meu amor! Quando aos meus beijos
Treme tua alma, como a lira ao vento,
Das teclas de teu seio que harmonias,
Que escalas de suspiros, bebo atento!

Ai! Canta a cavatina do delírio,
Ri, suspira, soluça, anseia e chora...
Marion! Marion!... É noite ainda.
Que importa os raios de uma nova aurora?!...

Como um negro e sombrio firmamento,
Sobre mim desenrola teu cabelo...
E deixa-me dormir balbuciando:
– Boa noite! –, formosa Consuelo...

Por que estudar o Romantismo?

                No dia 13 de outubro de 2008 um rejeitado Lindemberg invadiu a casa de sua ex-namorada Eloá Cristina fazendo-a refém junto com seus amigos que haviam se reunido para um trabalho escolar.
O sequestro durou vários dias e terminou com a morte da moça.
Se você voltar ao início deste texto e notar a explicação sobre o comportamento romântico, verá que o sequestrador segue todo  o modus operandi romântico e o fim trágico foi devido ao comportamento também romântico de polícia, família e mídia.
Resultado de imagem para pintura românticaPesquise no wikipedia sobre a tragédia e veja como uma solução mais racional vai ficando cada vez mais distante a medida que todos os envolvidos vão se deixando levar por seus sentimentos. (Há o absurdo de autorizarem uma das reféns, que havia sido libertada pelo sequestrador a retornar ao cativeiro. Tudo sob os refletores dos canais de TV, internet e segurança pública).
Todas as pessoas precisam de alguma forma de afeto. O amor romântico é apenas uma das faces em que ele se apresenta.
Estudos apontam que a paixão é uma espécie de vírus que invade o corpo humano e tem o prazo de validade pré-estabelecido em, no máximo, três anos.  Uma visão um pouco fria a respeito dos sentimentos.
Vinícius de Moraes, grande poeta brasileiro, casou-se oito vezes, dizia querer viver eternamente apaixonado. Um caso quase patológico, assim como o do cantor Fábio Júnior e da dançarina Gretchen.
O que estou querendo dizer é que não se pode tomar decisões definitivas na vida tendo como ponto de partida um sentimento que embaça nosso raciocínio e que se transforma com o tempo. Não se pode basear o casamento em paixão. Não é saudável.
Resultado de imagem para narutoAssim como não é saudável querer controlar a vida da pessoa com quem se está relacionando, ou aceitar-se controlar. Cada ser humano tem seus desejos e aspirações independentes do parceiro ou parceira. Ciúmes, desejo, sexo, sonhos, e tudo o que faz parte de uma relação deve ser vivido intensamente, mas não pode ofuscar o brilho de cada ser, o impedindo de cumprir de forma plena sua jornada humana.
Estudar o Romantismo deve servir como uma oportunidade para professores e alunos discutirem o modo como se estruturam os relacionamentos no mundo contemporâneo, debatendo o papel da mulher e o do homem na sociedade. Assim como os relacionamentos abusivos, compromissos prematuros, tribos urbanas nocivas, vícios, comportamentos românticos repetitivos na sociedade contemporânea que mostra uma tendência em querer acreditar em fantasias, própria de uma época de pessoas que se fantasiam de Naruto, sonham ser astronautas e nunca leem um livro até o fim. Mas que acreditam que “tudo pode ser, se quiser será, sonhos sempre vêm pra quem sonhar”, porém não conectam seus fracassos às suas ações ou inações.

No mais, fora da escola, o movimento Romântico deve ser compreendido como o desejo do ser humano pelo impossível. A eterna busca demasiado humana da felicidade e uma janela aberta para o sol entrar iluminando fundo o nosso coração. Ou quem sabe, muito inspiração para alguns apaixonados beijos na boca. 

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