quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Xuxa, dendê e censura

        Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e outros tantos...
    Se alguém ainda tinha alguma dúvida de que o mundo estava de pernas pro ar, ou de que os revolucionários de ontem serão os reacionários de amanhã eis as respostas.
     Pra quem está perdido neste começo de texto explico: Caetano e amigos lideram a frente que proíbe a elaboração e publicação de biografias não autorizadas pelo biografado.
      É um mundo estranho esse Brasil. Num país em que tão poucas pessoas leem de fato, tão poucos livros de qualidade são impressos. Verdade. No Brasil a falta de leitura é mérito. O analfabetismo é incentivado nas escolas.
     Há grupos que defendem a ostensiva utilização de celulares, smartphones e afins em sala de aula com o pretexto de que coisas do tipo fazem bem, são, enfim, a tecnologia aplicada ao "conhecimento". Numa realidade totalmente distorcida, as pesquisas pagas pelos donos das megacorporações tecnológicas com o intuito de vender mais e mais aparelhos. Os celulares eram proibidos nas escolas, passaram a ser evitados, tolerados, aceitos, serão obrigatórios. E uma geração de autistas: sem conteúdos, sem o reconhecimento da importância do outro, sem o contato com os contraditórios, os discursos alheios.
     Roberto Carlos proibiu  a circulação de uma biografia feita por Paulo César de Araújo. Um primoroso texto, excelente pesquisa sobre a música popular brasileira, música que merece muito mais que um ídolo como o velho e datado Roberto, e muito mais que imbecis como Caetano, Gil e a corja que pensa ser a última bolacha do pacote musical, o recheio da trakinas colonial.
     A Xuxa, (é!) a Maria das Graças Meneghel em começo de carreira aparece (menor de idade) pelada naqueles típicos filmes brasileiros dos anos 1970. Filme de circulação proibida no Brasil devido a cambada de advogados pagos pela rainha dos idiotinhas. O filme pode ser comprado nos Estados Unidos.
     Voltas e voltas neste artigo pra dizer apenas uma coisa: o nosso país foi atrasado, foram séculos sem escola, livros, universidades. O nosso país é atrasado: tudo o que é tentado no estrangeiro e dá errado, é feito aqui pra dar errado também. O nosso país será atrasado porque ainda considera-se cultura e informação coisas deletérias sem o mínimo de embasamento. Qualquer idiota passa por gênio.
     Intelectual na Europa é Eric Hobsbawn, nos Estados Unidos, Philip Roth. Será que não tem um filho de deus que não percebe que o rei está nu e que Caetano e Gil só falam merda há décadas. 
     Compositores de músicas lindas não são intelectuais, talvez seja isso o que Caetano queira esconder. O que há de tão secreto assim em sua vida? Quisesse privacidade não se tornasse um homem público.
     Talvez passando a limpo a Tropicália percebêssemos a verdade, que Caetano jamais lutou contra a ditadura, foi amigo das aristocracias baianas (Antonio Carlos Magalhães), se aproveita como um sangue suga de qualquer novo talento que se aproxima pra se manter em evidência e que é criativo, mas limitado enquanto músico. O mesmo se aplica a Gilberto Gil. Gal Costa nem sabe os nomes dos músicos de sua banda.  Uma arrogante.
     E isso não é opinião minha, está nos livros, nos mesmos livros que não serão escritos e que se fossem escritos não seriam lidos porque os jovens estão mais preocupados em acessar o facebook e postar uma foto na passeata que para o trânsito e impede o assalariado de chegar no horário pra ver a novela com a trilha sonora composta pelo grupo que já foi chamado de Máfia do dendê.
     É bom que todos vejam o que acontece e que a história seja discutida. Sempre questionei a presença ostensiva de uma esquerda canhota, que escreve com a esquerda, mas assina com a direita. Boa de discurso, mas muito preocupada com os próprios interesses, muito obcecada para entender os contraditórios da vida. Um discurso fascista preparado.
     Incentivo ao controle social através do uso indiscriminado de comunidades virtuais. Afastamento das pessoas dos livros, da pesquisa, do debate. 
     Morrem esquerda (a verdadeira), fode-se a direita (a imbecil) e vivemos num estado fictício, onde a verdade passa a ser a invenção do passado desconstruindo o contraditório presente, rumo a um futuro que nunca chegará, ou já chegou? Se chegou, por que ninguém me avisou, se avisou, por que ninguém está feliz? Ou estão todos menos eu?
     Nesse discurso constrói-se a história de acordo com os interesses do poder e Caetano nunca foi outra coisa senão a pasteurização cultural aprovada pelo certificado do bom gosto do moderninho de plantão. Artigo cultural de qualidade para a classe A e B. Que odeiam o que escutam, nada entendem, mas que não querem se passar por burros, por isso vão aos shows, elogiam as canções, parabenizam o artista nos segundos cadernos, mas não veem a hora de ir à Europa pra assistir a uma apresentação dos Rolling Stones. 
     Evitar o discurso contraditório é próprio dos dois extremos ideológicos aqui citados. A esquerda desarticula o discurso alheio desqualificando o opositor, nunca argumentando e quando no poder matando-o. A direita desarticula o discurso alheio impedindo-o de pronunciar-se, censurando-o; utilizando o poder econômico, o poder tecnológico. Quando no poder torturando, perseguindo e matando os opositores. Faca de dois gumes? Besteira. Tudo em nome da revolução! Tudo pela manutenção da ordem!
     De qual dos lados está Caetano? Mudou de posição? Sempre manteve a mesma postura, eternamente coerente, talvez por isso não queira alguém bisbilhotando sua vida sem que ele possa controlar o que vai ser posto no papel. 
     Mesmo sabendo que tão poucos lerão. 
    Aprendi tanto sobre música lendo a biografia do Roberto. Mesmo sabendo que o rei deixou de fazer música na década de 70, o que ele fez daí em diante foi outra coisa.
     Aprendi tanto sobre controle midiático lendo a biografia de Assis Chateubriand.
     Tanto sobre cinema com a biografia do Zé do Caixão.
     Tanto sobre história lendo a biografia de Getúlio Vargas.
     Utilização da religião para manutenção do poder com a biografia do padre Cícero.
     Tanto sobre paixão lendo a biografia de Vinícius de Moraes.
     Tanto sobre tanto lendo e lendo mais.
    Por isso a história na escola é vista como coisa do passado: temos de esperar que as pessoas morram para aprender um pouco sobre seus atos. Não me admira que a Comissão da Verdade não seja a comissão dos sonhos de ninguém, os torturadores estão vivos, nossos bisnetos saberão a verdade sobre os porões da ditadura, sobre a Xuxa, o Xororó, o Caetano, o Gil, a Gal, a Maria Gadu etc etc.
     Os americanos discutem hoje a vida do Justin Bieber. Não me admira que lá, um jovem numa garagem. consiga elaborar uma empresa ou uma banda e revolucionar mentes. Maravilhas acontecem quando a liberdade vem, mesmo a conta gotas. Lá também o jovem lê pouco, mas com os livros livres há a identificação com o momento presente.
     O que a máfia do dendê quer é um povo burro e ignorante, querem um Brasil atrasado. Próprio dos que sempre os apoiou e foram por eles apoiados.

Por Mauro Marcel

Nenhum comentário:

Postar um comentário