terça-feira, 25 de novembro de 2014

LIVRO DO MÊS: "A METAMORFOSE" BY KAFKA

    

     Gregor acorda um dia após sonhos estranhos e se dá conta que havia se metamorfoseado em inseto. Uma barata para alguns leitores, embora nada no livro comprove a espécie do bicho.

     De dentro de seu quarto Gregor tem de se adaptar aos seus novos estímulos, tem de levantar para ir trabalhar, é o arrimo de família, chefe da casa em que mora com a mãe e a irmã. 
     Elas batem na porta, ele precisa sair, tem de ir trabalhar, elas não podem entrar, será que vão entender o que está acontecendo com ele, o que será que vão pensar quando o virem assim?
     Os acontecimentos vão se avolumando, um labirinto psicológico se forma, nada muito confuso, mas profundo. 
     Kafka é gênio da primeira à última palavra deste grandioso clássico da literatura universal.
     Para alguns é um texto sobre a condição humana, a degradação do ser que se põe como o topo da escala evolutiva, mas que não passa de mais um animal em meio a outros tantos bichos. Para outros apenas uma viagem alucinada pelo interior de uma mente perturbada - a do próprio Kafka (leia "Carta ao Pai" do mesmo autor para saber do que estou falando) (outra ótima dica é inconcluso "O processo": homem processado sem saber o porquê). 
     Kafka construiu em poucos livros um universo estranho, profundo e fabuloso. Não dá pra passar pela biblioteca sem dar uma conferida neste livrinho pequeno no tamanho, mas grandioso em atitude. Num universo de livros imperdíveis este é o primeiro que sempre indico e um dos que mais reli.
     Ps. Há versões condensadas e até em quadrinhos. Fuja dessas bombas literárias, o livro é curto e excelente, não precisa de intermediários. Escolha uma boa edição para a leitura ser agradável e se divirta.
     Ps 2. Dica interessante: tente lê-lo de uma única vez. Será uma avalanche literária inesquecível.

                                                                                                                          Mauro Marcel
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário